Soluções Educacionais

Alfabetização no tempo certo - nenhuma criança deixada para trás

O nosso programa de alfabetização multissensorial e lúdico é baseado em evidências científicas e em documentos normativos para o ensino da leitura e da escrita em língua portuguesa- como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a política nacional de alfabetização (PNA).

Diferenciais do Instituto Ler +

Produção de material didático pedagógico estruturado

Propomos um ciclo de 2 anos para desenvolvimento das habilidades cognitivas necessárias para que a criança aprenda a ler e escrever até o final do primeiro ano do ensino fundamental. Temos materiais para desenvolver a pré-alfabetização na educação infantil (5 anos) composto por apostila e caixa de jogos. Os materiais possibilitam que as crianças desenvolvam a consciência fonológica e conheçam os sons das letras de forma divertida e efetiva. Para o primeiro ano do ensino fundamental temos a apostila de alfabetização e o material complementar para desenvolvimento da fluência de leitura e compreensão de texto. Além das apostilas, temos também a caixa de jogos para estimulação das habilidades necessárias a fim de que todos os alunos aprendam a ler e escrever até o final do primeiro ano do ensino fundamental.

Formação de professores

A qualificação profissional é essencial em todas as áreas de atuação. Aprender novos métodos e técnicas, acompanhar as novidades do setor e conhecer experiências bem-sucedidas é uma forma de aperfeiçoar processos, entregas e resultados. E todo esse esforço impacta diretamente nos resultados alcançados! No contexto educacional, por exemplo, a formação de professores(as) está diretamente relacionada ao desempenho dos estudantes. Com capacitação de qualidade, a equipe escolar tem mais recursos para lidar com os desafios de aprendizagem e consegue propor soluções inovadoras para problemas complexos. Além de poder aprender novas práticas de ensino com cursos on-line, os professores também participam de treinamento on-line ou presencial que vão reforçar a importância do estudo constante e da atualização para que haja melhor desempenho dos alunos.

Avaliações diagnósticadas

A avaliação diagnóstica deve verificar se a criança está desenvolvendo as habilidades fundamentais para aprender a ler escrever. Seu objetivo é mostrar as necessidades dos estudantes e direcionar as intervenções do educador.Avaliações diagnósticas bimestrais permitem ao município uma visão panorâmica da rede de ensino, possibilitando rápidas intervenções pedagógicas e de gestão.

Acompanhamento de
Aprendizagem dos alunos

Por meio de relatórios conseguimos acompanhar o desempenho individual das turmas e escolas, o que nos possibilita intervir com ações focadas em um ambiente específico.

Palestras presenciais e online

Realizamos diferentes tipos de formações para instituições e escolas. Podemos discutir temas relevantes a todos os contextos educacionais com diversas estratégias metodológicas. Para tanto, dispomos de diversos formatos, desde palestras e oficinas, até cursos mais longos de formação complementar e atualização. Alguns temas frequentemente solicitados são:

• Alfabetização, linguagem e literacia;
• políticas educacionais baseadas em evidências;
• educação infantil;
• formação de professores alfabetizadores,
• neurociências e educação;
• a PNA dentro da sala de aula da alfabetização.

Professora
SANDRA PULIEZI

É Doutora (2015) e Mestre (2011) em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Psicopedagoga (2003) e Pedagoga (2000) pela Universidade de São Paulo. Fundadora do Instituto Ler +, que proporciona cursos e capacitações na área da alfabetização e desenvolvimento da linguagem escrita. Tem experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. É a autora de diversos livros e do Método das Onomatopeias, sendo esse um método de alfabetização criado com base em evidências da Ciência da Leitura. Atualmente trabalha com formação de professores e pesquisa, compartilhando conhecimento científico nas redes sociais, publicação de livros e artigos.

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