Alfabetização no tempo certo - nenhuma criança deixada para trás
O nosso programa de alfabetização multissensorial e lúdico é baseado em evidências científicas e em documentos normativos para o ensino da leitura e da escrita em língua portuguesa- como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a política nacional de alfabetização (PNA).
Diferenciais do Instituto Ler +
- Produção de material didático pedagógico estruturado
- Formação de Professores
- Avaliações diagnósticadas
- Acompanhamento de Aprendizagem dos alunos
Produção de material didático pedagógico estruturado
Propomos um ciclo de 2 anos para desenvolvimento das habilidades cognitivas necessárias para que a criança aprenda a ler e escrever até o final do primeiro ano do ensino fundamental. Temos materiais para desenvolver a pré-alfabetização na educação infantil (5 anos) composto por apostila e caixa de jogos. Os materiais possibilitam que as crianças desenvolvam a consciência fonológica e conheçam os sons das letras de forma divertida e efetiva. Para o primeiro ano do ensino fundamental temos a apostila de alfabetização e o material complementar para desenvolvimento da fluência de leitura e compreensão de texto. Além das apostilas, temos também a caixa de jogos para estimulação das habilidades necessárias a fim de que todos os alunos aprendam a ler e escrever até o final do primeiro ano do ensino fundamental.
Formação de professores
A qualificação profissional é essencial em todas as áreas de atuação. Aprender novos métodos e técnicas, acompanhar as novidades do setor e conhecer experiências bem-sucedidas é uma forma de aperfeiçoar processos, entregas e resultados. E todo esse esforço impacta diretamente nos resultados alcançados! No contexto educacional, por exemplo, a formação de professores(as) está diretamente relacionada ao desempenho dos estudantes. Com capacitação de qualidade, a equipe escolar tem mais recursos para lidar com os desafios de aprendizagem e consegue propor soluções inovadoras para problemas complexos. Além de poder aprender novas práticas de ensino com cursos on-line, os professores também participam de treinamento on-line ou presencial que vão reforçar a importância do estudo constante e da atualização para que haja melhor desempenho dos alunos.
Avaliações diagnósticadas
A avaliação diagnóstica deve verificar se a criança está desenvolvendo as habilidades fundamentais para aprender a ler escrever. Seu objetivo é mostrar as necessidades dos estudantes e direcionar as intervenções do educador.Avaliações diagnósticas bimestrais permitem ao município uma visão panorâmica da rede de ensino, possibilitando rápidas intervenções pedagógicas e de gestão.
Acompanhamento de
Aprendizagem dos alunos
Por meio de relatórios conseguimos acompanhar o desempenho individual das turmas e escolas, o que nos possibilita intervir com ações focadas em um ambiente específico.
Palestras presenciais e online
Realizamos diferentes tipos de formações para instituições e escolas. Podemos discutir temas relevantes a todos os contextos educacionais com diversas estratégias metodológicas. Para tanto, dispomos de diversos formatos, desde palestras e oficinas, até cursos mais longos de formação complementar e atualização. Alguns temas frequentemente solicitados são:
- Alfabetização, linguagem e literacia;
- Políticas educacionais
- Baseadas em evidências;
- Educação infantil;
- Formação de professores alfabetizadores;
- Neurociências e educação;
- Consciência fonológica;
- Como ensinar os sons das letras;
- Bases neurofisiológicas da leitura;
- Como realizar uma instrução fônica com sucesso;
- Fluência de leitura oral
- Aquisição e desenvolvimento da escrita infantil