Programa de Pós-graduação Lato Sensu Digital do Instituto Ler Mais em parceria com a UniCV:
Neurociência Aplicada
à Alfabetização:
Como a criança
aprende a ler e escrever

Transforme a maneira como você ensina:

Aprenda a utilizar as estratégias mais eficazes da Alfabetização baseada em Neurociência e potencialize o aprendizado de seus alunos!

NOSSA PRÓXIMA TURMA SERÁ EM SETEMBRO DE 2024.

A Importância da Alfabetização Baseada em Neurociência

A alfabetização baseada em neurociência representa um avanço significativo na educação, utilizando descobertas científicas sobre o funcionamento do cérebro para aprimorar as práticas de ensino da leitura e escrita. Ao entender como o cérebro processa a linguagem, os educadores podem implementar estratégias de ensino mais eficazes e personalizadas, que atendem às necessidades individuais dos alunos.

Essa abordagem científica permite identificar as melhores técnicas para estimular a aprendizagem, prevenir dificuldades e intervir de maneira precisa quando surgem problemas. Além disso, a alfabetização baseada em neurociência promove um ensino mais inclusivo, capaz de apoiar todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou desafios.

Investir em uma formação que integra neurociência e educação é fundamental para qualquer educador que deseja proporcionar um ensino de alta qualidade e garantir que cada criança desenvolva plenamente seu potencial de leitura e escrita.

Missão do
Instituto
Ler Mais

Capacitar educadores com as mais recentes estratégias baseadas na neurociência para aprimorar a alfabetização no Brasil.

Entre na lista de espera da próxima turma

Benefícios da
Pós-Graduação

Quem pode fazer essa Pós-Graduação?

O curso é destinado a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, profissionais graduados e licenciados em Educação e outras áreas de conhecimento que tenham interesse na alfabetização baseada em evidências, em neurociências cognitivas e aquisição e desenvolvimento de habilidades linguísticas orais e escritas.

MATRIZ CURRICULAR O que você irá aprender na pós-graduação Neurociência Aplicada à Alfabetização: como a criança aprende a ler e escrever

  • O que é a educação baseada em evidências
  • Neurociências aplicadas à educação
  • Como o cérebro aprende a ler?
  • Atenção, memória e aprendizagem
  • Neurociência e Cognição
  • Ciência Cognitiva da Leitura: quais são as contribuições para a alfabetização?
  • Habilidades precursoras da alfabetização: literacia emergente
  • Alfabetização baseada em evidências: National Reading Panel (2000)
  • Documentos brasileiros: Alfabetização Infantil: novos caminhos, RENABE e PNA
  • Componentes essenciais da alfabetização: Consciência fonêmica, Instrução fônica, vocabulário, fluência em leitura oral, compreensão de leitura e produção escrita
  • O que é a sensibilidade auditiva e o que é consciência fonológica?
  • Desenvolvendo a consciência fonológica por faixa etária ou ano escolar
  • Consciência de frases e palavras
  • Consciência de sílabas
  • Consciência de rimas e aliteração
  • Consciência fonêmica
  • O que é a instrução fônica explícita e sistemática e como aplicar na prática?
  • Compreendendo o conhecimento alfabético
  • Fonemas do português brasileiro
  • Ensino das correspondências grafofonêmicas: práticas lúdicas de ensino
  • Fundamentação de um Programa de Instrução fônica nas evidências científicas
  • Conhecendo o Método das Onomatopeias
  • Práticas pedagógicas baseadas nas onomatopeias para ensinar os sons das letras
  • Intervenções de instrução fônica baseada no Método das Onomatopeias para a escrita
  • Intervenções de instrução fônica baseada no Método das Onomatopeias para a leitura
  • O papel da música na alfabetização
  • Recursos lúdicos da música aplicados à fônica
  • Estímulos da música para o desenvolvimento da atenção sustentada, memória e linguagem escrita
  • A importância do movimento na aprendizagem infantil
  • Coordenação motora grossa e fina, lateralidade, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal
  • Jogos para a alfabetização
  • A diferença entre games e tarefas gamificadas
  • Design de Engajamento para uma aprendizagem por meio de jogos e games
  • Laboratório de jogos e gamificação para a alfabetização baseada nos sons das letras
  • Alfabetização Matemática – Numeracia
  • Modelo Simples de Leitura (Gough e Tumner,1986) e o Modelo de Cordas da Leitura de Hollis Scarborough (2001)
  • Como e quais habilidades preditoras da aprendizagem da linguagem escrita avaliar?
  • Teoria de fases do desenvolvimento da leitura e da escrita
  • Instrumentos psicométricos de avaliação da linguagem oral e escrita
  • Diferenças entre dificuldades, transtornos específicos de aprendizagem e transtornos do neurodesenvolvimento
  • Dislexia: evidências científicas, conceitos relacionados, características, avaliação e intervenção
  • Relações recíprocas entre a leitura e a escrita e o Modelo de Cordas da Escrita de Joan Sedita
  • Treino motor para o desenvolvimento da produção escrita: A automatização da caligrafia
  • Desenvolvendo a escrita ortográfica
  • Qualidade de produção caligráfica e fluência na escrita cursiva: o ensino da escrita cursiva
  • Das palavras às frases, parágrafos e textos: estratégias e práticas de escrita
  • Conceitos e componentes fundamentais da fluência de leitura
  • Fluência de leitura oral na Educação Infantil
  • Treino de fluência (velocidade, precisão e prosódia) no Ensino Fundamental
  • Avaliação da fluência de leitura oral
  • Fundamentos teóricos e evidências sobre o processo cognitivo da compreensão de leitura
  • Componentes essenciais da compreensão de leitura segundo o Modelo de Cordas da Leitura Hábil: 1) Compreensão da linguagem: conhecimento prévio, vocabulário, estrutura da língua (consciência, sintática, semântica e pragmática), raciocínio verbal e literacia; 2) Reconhecimento de palavras (o papel da consciência fonológica, decodificação e reconhecimento automático de palavras)
  • Relações entre a fluência de leitura e a compreensão
  • Instrumentos de avaliação da compreensão de leitura
  • Intervenções em compreensão de leitura

Entre na lista de espera da próxima turma

Com quem você vai aprender
Conheça os nossos professores:

Dra. Sandra Puliezi
Dra. Solange de Fátima Andreassa Di Agustini
Dr. Gabriel Rodriguez Brito
Dr. Cristiano Natal Tonéis
Me. Luiz Carlos Dias
Esp. Rosy Scalabrini
Esp. Ana Queila Macedo da Silva Zanardo

Por apenas
12 x R$150

Perguntas Frequentes

Temos uma turma a cada dois meses. Entre na lista de espera e nosso suporte entrará em contato para fazer a sua matrícula quando formos abrir a próxima turma.

Como este é um programa online, você pode assistir as aulas de onde quiser, a hora que puder, de qualquer dispositivo digital.

As inscrições são feitas diretamente com a equipe do Instituto Ler Mais. O aluno precisa apresentar o diploma da graduação, cópia do C.P.F. e  R.G. e comprovante de residência.

 

Nossa Pós-graduação tem 400 horas de conteúdo, sendo ela dividida em conteúdo online, aulas ao vivo e materiais teóricos. 

Você terá 12 meses para acessar todo o conteúdo, mas não se preocupe, se você não conseguir finalizar a Pós-Graduação dentro desse período, nós vamos liberar mais 6 meses de acesso para você. 

Ou seja, ao todo você terá 18 meses de acesso às aulas da nossa Pós-Graduação.

Não é obrigatório a entrega de TCCs para a nossa Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Alfabetização.

Sim, o certificado é reconhecido pelo MEC e válido em todo território nacional.

Para cursar a pós-graduação do ILM você precisa ter algum curso de graduação concluído.

Sim, temos garantia de 7 dias.

Se você fizer a sua inscrição e perceber que esse não é o momento de se tornar um especialista em Alfabetização e Neurociência, entre em contato com a nossa equipe e solicite o cancelamento da sua inscrição. Nós iremos liberar automaticamente todo o valor investido sem fazer nenhum questionamento.

O valor da Pós-graduação é de R$ 1.800,00 ou 12 x R$ 150,00

Você pode fazer o pagamento à vista por boleto, cartão ou pelo PIX.

Mas você não precisa pagar toda a pós-graduação à vista, nem ocupar todo o limite do seu cartão de crédito.

Nós oferecemos um pagamento facilitado, onde você pode dividir o valor da Pós-Graduação em até 12x no cartão de forma recorrente ou dividir o valor da pós usando diferentes cartões.

Fale conosco no WhatsApp [ Clique Aqui ]

Ou e-mail: contato@institutolermais.com.br

Conheça mais sobre a
Pós-graduação latu digital do Instituto Ler Mais nesse vídeo:

Copyright © 2024 | Instituto Ler+ – Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Loup Brasil

Dra. Sandra Puliezi

Sandra Puliezi é uma especialista renomada em Psicologia da Educação, com um vasto histórico acadêmico e prático na área da alfabetização e desenvolvimento da linguagem escrita. Com um Doutorado e Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de formação em Psicopedagogia e Pedagogia, ela combina um profundo conhecimento teórico com uma prática educativa significativa.

Fundadora do Instituto Ler +, Sandra tem se dedicado a oferecer cursos e capacitações que aprimoram as práticas de alfabetização. Com experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, consegue entender as necessidades dos professores em sala de aula. Ela é a criadora do Método das Onomatopeias, um método inovador, baseado em evidências da Ciência da Leitura, que pode ser usado para ensinar os sons das letras de forma lúdica para as crianças.

Dra. Solange de Fátima Andreassa Di Agustini

Solange é uma especialista em Psicologia da Educação, com uma sólida formação acadêmica e prática na área da alfabetização e aprendizagem. Doutora em Psicologia da Educação e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Neuropsicopedagoga Clínica/Institucional pela Universidade Paulista e licenciada em Pedagogia pela FMU.

Sua atuação na educação é marcada por pesquisas aprofundadas sobre alfabetização baseada em evidências da Ciência Cognitiva da Leitura, instrução fônica explícita e sistemática, além de intervenções voltadas para a prevenção e remediação de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. Solange contribui como parecerista ad hoc e revisora para revistas científicas, assegurando a qualidade e a relevância das publicações na área.

Dr. Gabriel Rodriguez Brito

Gabriel Pedagogo, com especialização em psicopedagogia, mestre e doutor em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM e Coordenador do Cume Espaço de Desenvolvimento Cognitivo. Autor da Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura (BACOLE) e do livro “Superação, dislexia tem solução”, além de outros capítulos e artigos científicos. Também é cofundador da plataforma de ensino online Educar com Evidências e atuou como coordenador voluntário no Projeto Primeiros Passos, com foco na estimulação das funções executivas de crianças pré-escolares em situação de vulnerabilidade junto à ONG Novo Sertão – Piauí.   Atualmente dirige seus estudos a área da avaliação neuropsicológica, com ênfase em Leitura e Escrita.    

Dr. Cristiano Natal Tonéis

Cristiano Natal Tonéis é Postdoc em Educação Matemática e Novas Tecnologias Digitais, Jogos Digitais pela UNESP/FEG – Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá (11/2022, 12/2023) e Universidade de Aveiro (ua/DeCA/DigiMedia). Vencedor do Prêmio CAPES de melhor Tese 2016 (Ensino). Postdoc em Educação Matemática e Jogos Digitais pela UNESP/FEG (2017). Doutor em Educação Matemática – Tecnologias Digitais e Educação Matemática (CAPES 5) – UNIAN/SP – Universidade Anhanguera de São Paulo (2015). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TIDD-PUCSP/2010-CAPES 5), área de concentração Processos Cognitivos e Ambientes Digitais, linha de pesquisa Inteligência Coletiva e Ambientes Interativos. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Bauru (2000). Atua como Pesquisador junto ao grupo de Fenomenologia em Educação Matemática (FEM) da UNESP/Rio Claro e no NuPHG: Núcleo de Pesquisas em Hipermídia e Games da PUC/SP. É Pesquisador em Educação Matemática – Fenomenologia e Jogos Digitais e Novas Tecnologias Digitais com experiência e trabalhos em Matemática aplicada aos Games; Jogos Digitais e Educação; Games e Processos de Gamificação na Educação; Ensino e aprendizagem de Matemática com Jogos Digitais;  entre outras atividades é docente junto ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neurociência Aplicada à Alfabetização. Atua como Prof. Pós-Graduação em Educação Matemática junto a Faculdade de Educação do Sesi – formação de professores.

Me. Luiz Carlos Dias

Luiz Carlos Dias é Mestre pelo PEPG em Educação: Psicologia da Educação, da PUC-SP. Além disso, é especialista em Teoria e Crítica Literária (2010) e Psicopedagogia (2017), cursos realizados na PUC-SP. É membro do Grupo de Pesquisa Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico (EIDEP), no qual atua em estudos sobre a aprendizagem da linguagem escrita. Participou da comissão Ad hoc do Edital nº 17/2022 do Programa Alfabetização baseada na Ciência (ABC), no período de 06 a 29/06/2022. É professor de Língua Portuguesa, tendo como enfoque o ensino da prática redacional para os grandes vestibulares brasileiros. Trabalha em um colégio em São Paulo como coordenador da área de redação. Publicou o livro O guarda-chuva azul de Lili, pela editora Scortecci, além de ter participado de diversas coletâneas literárias, entre elas, Disforme e Filigranas, ambas da Andross Editora. Foi indicado ao Prêmio Strix de Literatura em mais de uma ocasião.

Esp. Rosy Scalabrini

Musicista (regente, compositora, arranjadora, multi-instrumentista, intérprete), pedagoga e educadora musical (UFSCar) do Colégio Dask de Dracena no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

Regente dos Corais Lumen de Tupi Paulista, Avapac e PRÓ VIDA de Dracena.

Idealizadora e Pesquisadora da Metodologia dos Projetos Boca Mágica – Alfabetização, Consciência Fonológica e Musicalização para Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Ministra oficinas para músicos e educadores em parceria com prefeituras e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Multiplicadora das Onomatopeias (Instituto Ler Mais).

Focalizadora de Dança Circular, dirigente de Dança Sênior e Ministrante no Programa de Extensão Universitária (ProExt-MEC) no Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI): A Linguagem Musical para Complemento das Necessidades Interiores (04/2017-12/2018).

Participou de vários cursos na área de regência de canto coral e instrumental, dança, musicalização infantil, música no desenvolvimento cognitivo e na reorganização neurológica de crianças com dificuldades de aprendizagem, entre outros.

Integrante do Grupo Folcloreando e coautora do livro para musicalização “Folcloreando vol.1, 2, 3, 4 e 5”.

Obteve Menção Honrosa – Categoria Artigo Original na revista OMNIA – V. 21, N l, 2017 – Congresso de Pesquisa Científica do Centro Universitário de Adamantina – Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O DESENVOLVIMENTO CORPORAL DA CRIANÇA. Autora da melodia do Hino Oficial do município de Tupi Paulista.

Esp. Ana Queila Macedo da Silva Zanardo

Compositora, Pedagoga, Educadora Musical (UFSCar), Psicopedagoga Clínica e Institucional e Neuropsicopedagoga. Idealizadora e Pesquisadora da Metodologia dos Projetos Boca Mágica – Alfabetização, Consciência Fonológica e Musicalização para Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Ministra oficinas para músicos e educadores em parceria com prefeituras e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Multiplicadora das Onomatopeias (Instituto Ler Mais).

Ministrou no Programa de Extensão Universitária (ProExt-MEC) no Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI): A Linguagem Musical para Complemento das Necessidades Interiores (04/2017-12/2018).

Possui vários cursos na área de música:  musicalização, dança, música no desenvolvimento cognitivo e na reorganização neurológica de crianças com dificuldades de aprendizagem, consciência corporal, coral, entre outros.

Integrante do Grupo Folcloreando e coautora do livro para musicalização “Folcloreando vol.1, 2, 3, 4 e 5”. Obteve Menção Honrosa – Categoria Artigo Original na revista OMNIA – V. 21, N l, 2017 – Congresso de Pesquisa Científica do Centro Universitário de Adamantina – Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O DESENVOLVIMENTO CORPORAL DA CRIANÇA.

Fale com o Instituto Ler+